Renato Russo

     Admito que quando comprei esse livro, foi apenas com uma intenção, presentear minha mãe, já que ela ama Legião Urbana.
     Ela leu até a página 60 e parou, disse que era um livro cansativo onde falava mais de Brasília que de Renato Russo. Então apostei com ela de que não era tão ruim assim, que em uma semana leria todo.
     Tenho que admitir que foi uma leitura muito arrastada. O livro é basicamente Brasília e ditadura. Algumas partes correram bem, gostei quando mencionaram Clarice Lispector, sobre o que ela falou a respeito da cidade. " Há alguma coisa aqui que me dá medo. Quando eu descobrir o que me assusta, saberei também o que amo aqui". Muitas pessoas incluindo Clarice não gostaram da cidade chegaram a falar, " Esta cidade jamais terá alma, coração, carne ou sangue".
     Então o livro conta toda a evolução de Brasília, tudo o que se passou, que a mãe de Renato sonhava em morar nessa cidade que exalava esperança. Porém seus filhos não nasceram na cidade de seus sonhos. Mais algumas páginas sobre roubalheira e golpes até que finalmente entra a vida de Renato, as partes que o envolve são muito boas, porém no final do livro, assim que termina de ler a última palavra, você percebe que o livro foi muito superficial deixando de citar muitos fatos, como no filme também deixou a desejar.
     No decorrer do livro comecei que tendo raiva do protagonista, porém compreender suas atitudes me fez perceber que no fundo eramos parecidos.
     Renato era mimado, muito inteligente, gostava de conversar sobre coisas úteis a ele, porém tímido ele achava as pessoas fúteis e bitoladas, era um pouco egoísta, mas no fundo um amor de pessoa que só era mal compreendido e que precisava de um carinho que o mundo negava.
     Um livro cansativo, mas informa realmente muita coisa, embora ainda deixe a desejar, possui muitas fotos da banda, da cidade e etc...
     E em 6 dias eu o li.
-T


Nenhum comentário:

Postar um comentário