Divergente, Insurgente e Convergente

    
DIVERGENTE

     O livro é uma distopia que se passa pós guerra, na cidade de Chicago. Conta a história de Tris, uma jovem de 16 anos que nasceu na abnegação e precisa fazer um teste para descobrir para que facção ela possui afinidade. São cinco facções, criadas para definir a personalidade das pessoas, se você acredita que o que causou as guerras foi o egoísmo, você irá para Abnegação. Se acredita que foi a ignorância, irá para a Erudição. Se acha que foi culpa da covardia, irá para a Audácia, se você culpa a agressividade, irá para a Amizade, se acha que o problema foi a mentira, irá para a Franqueza.      As facções foram criadas com a intenção de evitar uma nova guerra, neutralizar as fraquezas da natureza humana, para que se permaneça a paz. O teste deveria mostrar apenas uma facção, mas acaba mostrando que ela tem aptidão para três, erudição, abnegação e audácia, tornando assim a protagonista uma divergente.      
     Como os divergentes não podem ser controlados, sua divergência acaba sendo um problema para os mais ambiciosos e que estão tentando tomar o poder das mãos da Abnegação que por serem altruístas lideram a cidade.
     Então entre o conflito interno de seguir seu sonho ou deixar sua família, ela decidi ir para a audácia, lá ela conhece Quatro (Tobias). Durante seu período na facção nova, Tris precisa se adaptar, mostrar que é forte e determinada para vencer, enfrentar os "amigos" e os inimigos, descobrir todo o golpe que está por trás da calmaria e perfeita harmonia das facções. 

     Sobre o filme, uma coisa que achei interessante, reparei que mostra a protagonista por fora, então você assiste achando que ela é aquela pessoa inocente, mas determinada. Entretanto no livro, como mostra os pensamentos dela, então a conhecemos por dentro. Ela não é tão boazinha assim: é egoísta, egocêntrica, as vezes chega a ter pensamentos maldosos, há momentos de ódio e outros de amor a respeito da protagonista.
     Não achei o filme tão parecido com o livro e algumas partes que achei que seria interessante de ser mostrado acabaram não aparecendo. Porém tanto o filme quanto o livro são maravilhosos.

PS: O livro é tão bom que em dois dias eu o devorei.

"Meu coração bate tão forte que o peito dói, e não consigo gritar ou respirar, mas ao mesmo tempo sinto tudo, cada veia e cada fibra, cada osso e cada nervo, todos vivos e alertas em meu corpo, como se tivessem recebido uma carga elétrica. Eu sou pura adrenalina."

Gênero: Aventura, Distopia, Ficção científica
Páginas: 502
Editora: ROCCO
Autor: Veronica Roth


 INSURGENTE

     
   
     Os sobreviventes do atentado da Erudição procuram abrigo na Amizade. Tris descobre que Jeanine não atacou por poder, mas para roubar uma informação que a Abnegação sabia e que Marcus guarda este segredo consigo.
     A Audácia está dividida, metade do lado da Erudição, metade do lado da Franqueza. A Amizade está neutra, a Abnegação (os que sobraram), está se escondendo como pode e os sem facção estão criando forças,e se unindo, tendo como lider Evelyn, mãe de Tobias.
     Alguns personagens do primeiro livro não apareceram no primeiro filme e no segundo livro eles estão bem envolvidos na história. Estou bem curiosa de saber como irão encaixá-los. Muito mistério, traição, conflitos, muita ação. O filme tem tudo para ser ainda melhor que o primeiro, pois sem dúvida este é o melhor livro dos três. A cada parte que você descobre algo a autora te dá um tapa na cara afirmando "sabe de nada inocente", tem muito mais, relaxe ai.

"Ambos travamos uma guerra dentro de nós. Às vezes, isso nos mantém vivos. Outras vezes, ameaça a nos destruir."

Gênero: Aventura, Distopia, Ficção científica
Páginas: 512
Editora: ROCCO
Autor: Veronica Roth


CONVERGENTE

"Posso ser perdoada por tudo o que fiz para chegar aqui?

Eu quero ser.
Eu posso.
Eu acredito nisso."

!!!! CONTÉM SPOILER !!!!

     Onde todos os sonhos se convergem.
     O que há do outro lado da cerca?
    Esperava algo inimaginável, mas quando descobri que era a vida real, me desanimei, embora tenha sido tudo muito bem pensando, analisado, estudado, tudo se encaixou.
     A cada página um segredo revelado e uma verdade virava mentira.
     Para Tobias tudo em que ele acreditava era falso, uma mentira, sua divergência não existia, ele era um gene danificado.
     A natureza humana é ruim, o ser humano tenta concertar e faz merda, depois tenta reverter e faz merda de novo.
     E se você descobrisse que toda sua vida era uma mentira? Tudo o que você achava que era importante não é mais? Que existe um outro mundo, bem maior, diferente e que você sempre esteve sendo observado?
     Essa é a confusão que os protagonistas estão vivendo. Os leais liderados por Marcus querem a volta das facções, Evelyn lidera os sem facção para um mundo livre de facções e o departamento só se importa com os GPs e os GDs. Todas essas pessoas capazes de morrerem por seus ideais. Cabe a você decidir que lado escolher.

"Ele é parte de mim e sempre será, e eu sou parte dele também. Não pertenço a Abnegação ou à Audácia, nem mesmo aos Divergentes. Não pertenço ao departamento, ao experimento ou à margem. Pertenço às pessoas que amo, e elas pertencem a mim. Elas, junto com o amor e a lealdade que eu lhes ofereço, formam a minha identidade mais do que qualquer palavra ou grupo jamais formará. Amo o meu irmão. Eu o amo."

“Se eu não sobreviver”, digo, “diga ao Tobias que eu não queria deixá-lo.”

Gênero: Aventura, Distopia, Ficção científica
Páginas: 526
Editora: ROCCO
Autor: Veronica Roth

     Não existe vocabulário suficiente para expressar o quanto essa trilogia me surpreendeu.
     Divergente foi nos acolhendo aos poucos, nos cativando, uma gangorra de emoções, nos sentimos todos audaciosos.
   Insurgente nossos rebeldes nos matam a curiosidade a respeito das outras facções, nos aventuramos, rimos, ficamos atordoados com traições e boque abertos com as descobertas.
    Convergente admito que tem muita teoria, mas descobrimos tantas coisas que torna-se impossível largar o livro. Muitas brigas, segredos, lutas, indecisões, sonhos, culpa, amor e etc...
    Nós lutamos, torcemos, tentamos escolher um lado, embora fosse difícil, já que era uma descoberta bombástica atrás da outra, mas no final só existia um lado e nós choramos quando nossa guerreira altruísta, inteligente, audaciosa e divergente, mas só no fundo humana, morre pelos seus ideais, pelas pessoas que ama.
     Enfim nunca achei que fosse me encontrar numa ressaca literária, mas tudo tem sua primeira vez. E agora o que fazer da vida?
-T





Nenhum comentário:

Postar um comentário