Música de Sexta!

     

     Sigur Rós é uma banda islandesa de post-rock  (é um subgênero do rock utilizado para abarcar artistas que, a partir dos anos 90, passaram a unir elementos do rock alternativo com elementos do jazz, da música eletrônica e do rock progressivo), com elementos melódicos, clássicos e minimalistas. O nome, em islandês, significa "rosa da vitória", e pronuncia-se "sigur rous". 
     As atividades da banda se iniciaram no dia 4 de janeiro de 1994. O nome da banda é o nome da irmã de Jónsi (o vocalista), Sigurrós, que nasceu no mesmo dia em que a banda foi fundada.


    É incrível e artístico como eles nomeiam os álbuns, o primeiro CD, Von (em português: "esperança"), depois foi lançada uma coletânea remixada, chamada de Von brigði. O nome é, na verdade, uma brincadeira com as palavras em islandês: Vonbrigði significa "decepção", mas Von brigði significa "variações do Von". Digamos que seria variações de decepções?
    O reconhecimento veio com o segundo álbum, Ágætis byrjun (Um Bom Começo). A crítica aclamou-o como um dos melhores álbuns de todos os tempos, comparando a banda com gigantes da música, como o Radiohead.



     A banda ficou mais conhecida pela maneira singular com que Birgisson toca sua guitarra: com um arco de violoncelo, acentuado por um reverb, criando um efeito flutuante, único.


    Em 2002, o antecipado terceiro álbum foi lançado. Nem o álbum, nem canções possuíam título, sendo a denominação do álbum "Untitled" (Sem título) e cada uma das músicas: "untitled no. 1" (sem título número 1), "untitled no. 2" (sem título número 2) etc. 
    A banda acabou batizando-as depois em seu website com os nomes utilizados cotidianamente no trabalho da banda: Sem título 1 - vaka (o nome da filha de Orri), Sem título 2 - fyrsta (a primeira), Sem título 3 - samskeyti (anexo), Sem título 4 - njósnavélin (a máquina de espionagem), Sem título 5 - álafoss (o local do estúdio da banda), Sem título 6 - e-bow (Georg usa um e-bow em seu baixo nessa canção), Sem título 7 - dauðalagið (a música da morte), Sem título 8 - popplagið (a música pop). Todas as canções do álbum foram escritas em vonlenska (algo como esperancês), uma língua inventada por Jónsi, sem significado semântico algum, mas foneticamente parecida com o islandês.
    Supôs-se que o ouvinte é quem deveria criar um significado particular para as letras e escrevê-lo nas páginas em branco do encarte do disco. O álbum possui um caráter minimalista tanto em sua concepção, com o fato de não ter título, nem letras, nem material artístico no encarte, como em sua composição e foi muitas vezes descrito como "atmosférico"

(Não é lindo quando algo que você gosta tem um significado? Ou quando não tem, apenas não tem! Não te força a engolir qualquer coisa emplastificada e artificial). 


      O quarto álbum, Takk é denominado o "album feliz".
    As músicas dos albuns são cantadas em Islandês ou em Vonlenska que é um termo usado para definir a língua ininteligível usada pela banda. Diferentemente de outras línguas construídas, que podem ser usadas para comunicação, Vonlenska serve somente para dar ritmo e melodia às músicas, sem uma gramática específica. Essa forma de pensar e passar para as pessoas é tão linda e natural.
     Estou apaixonada por essa banda! Se fechar os olhos e escutar a música deles, posso até viajar para qualquer lugar. É tão harmonioso. Tranquilidade ao máximo. Achei totalmente expressionista e melodicamente entorpecente. Isso que significa ser musicista, conseguir passar esse sentimento inexplicável de quando você escuta essa melodia.


Obs: Vocês sabiam que "The Rains of Castamere", música tema da casa Lannister da série Game of Thrones (baseada nos livros de George R. R. Martin) foi gravada primeiramente pela banda The National e depois pela banda Sigur Rós? A versão deles foi ao ar nos créditos finais do episódio dois da quarta temporada.

      Depois desse longo texto sobre a banda, a música de sexta é : Sæglópur!
       Essa música veio até o meu encontro no final da primeira temporada de Sense8, sim, a minha nova série preferida!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário