Sinopse: Júlio César - Nessa peça em cinco atos, é retratada a queda de Júlio César: o complô contra ele, o seu assassinato, a traição de Brútus e a fúria indignada de Marco Antônio, seu fiel seguidor, que protagoniza em Júlio César um dos mais célebres monólogos da história do teatro. O texto trata de grandes homens – César, Marco Antônio, Cássio, Brútus, Otávio –, da cobiça pelo poder, da natureza psicológica do forte e do fraco, da traição e da lealdade e das ironias da História.
Creio que não preciso falar muito sobre esse livro, é uma história bem conhecida de Shakespeare, o famoso "Até tu, Brútus?". Existe até filme baseado no livro.
"O povo segue quem está com a palavra e com ela tece argumentos lógico-dedutivos - mesmo quando a nova conclusão é contrária a idéias anteriormente aceitas. Afinal, o povo ama César por seu valor de líder político e general vitorioso ou o povo reconhece nele um execrável tirano em potencial?"
- Beatriz Viégas - Faria
Digamos que é um clássico literário, uma peça de Shakespeare que fala sobre como Júlio, general romano, passa a ser querido e odiado por todos, pois começa a ganhar poder em Roma. Quando você começa a fazer o certo e a ganhar seguidores, digamos que começa a incomodar os poderosos e despertar inveja nos mais próximos. Até onde ir pelo bem maior? E será que o certo tem limite?
Uma obra cheia de intrigas, mortes, sangue, traição e muitas falas filosóficas que da para se levar como ensinamentos.
O que me deixa irada de raiva, é que Júlio passa o livro todo desconfiando de Cássio...
"Ele pensa demais; homens assim são perigosos."
... mas nunca fez nada para ficar de olho nele. É tanto que por esse descuido, Cássio consegue fazer a cabeça dos mais próximos, até mesmo consegue persuadir Brútus, melhor amigo de César.
"A que perigos quer me conduzir, Cássio, que para tanto queres me ver procurando dentro de mim aquilo que em mim não está?" [Pág: 24]
Uma curiosidade: O nome do livro " A Culpa é Das Estrelas" é justamente baseada em uma fala de Cássio.
"O erro, meu caro Brútus, não está em nossas estrelas, mas em nós mesmos."
Ou seja que a culpa dos acontecimentos, são nossas, colhemos o que plantamos, não se pode culpar o destino. Mas John Green, autor de ACEDE colocou o nome de A culpa é das estrelas para confrontar o argumento, pois o que crianças com câncer fizeram de tão ruim para terem uma doença tão cruel? Então a culpa não são delas e sim das estrelas.
-T
Páginas: 144
Editora: L&PM Pocket



Nenhum comentário:
Postar um comentário