Sinopse: Jenny Lawson está longe de ser uma pessoa comum. Ela mesma se considera colecionadora de transtornos mentais, já que é uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada, distúrbio de automutilação brando, transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização, além de tricotilomania (que é a compulsão de arrancar os cabelos). Por essa perspectiva, sua vida pode parecer um fardo insustentável. Mas não é.
Após receber a notícia da morte prematura de mais um amigo, Jenny decide não se deixar levar pela depressão e revidar com intensidade, lutando para ser alucinadamente feliz. Mesmo ciente de que às vezes pode acabar uma semana inteira sem energia para levantar da cama, ela resolve que criará para si o maior número possível de experiências hilárias e ridículas a fim de encontrar o caminho de volta à sanidade.
É por meio das situações mais inusitadas que a autora consegue encarar seus transtornos de forma direta e franca, levando o leitor a refletir sobre como a sociedade lida com os distúrbios mentais e aqueles que sofrem deles, sem nunca perder o senso de humor. Jenny parte do princípio de que ninguém deveria ter vergonha de assumir uma crise de ansiedade, ninguém deveria menosprezar o sofrimento alheio por ele ser psicológico, e não físico. Ao contrário, é justamente por abraçar esse lado mais sombrio da vida que se torna possível experimentar, com igual intensidade, não só a dor, mas a alegria.
É uma história auto biográfica sobre Jenny Lawson, uma blogueira que sofre de vários transtornos que nem vou citar aqui porque não caberia.
"Todos nós temos a nossa cota de tragédia, insanidade ou drama, o que faz toda diferença é o que fazemos com esse horror".
Em alguns momentos o livro é cômico, super engraçado, outros você fica com vergonha alheia, outros quase desiste de ler, pois pensa "não é possível que isso tenha realmente acontecido" ou "ninguém é tão desorientado assim", mas ai ela prova tudo com fotos!
Tirando esse lado engraçado/louco dela, tem um momento que o eu sério dela começa a desabafar o quão é difícil falar sobre a depressão, seus sintomas, como as pessoas veem ou agem e era nessa parte que eu me emocionava e me encontrava nela. Sua forma autêntica de contar seus momentos insanos nos envolve completamente e como eu sinto o mesmo que ela, acabei me emocionando em muitas partes.
"Sem a escuridão, não há luz. Sem a dor, não há alívio. E me lembro de que tenho a sorte de conseguir sentir tanta tristeza e também tanta alegria. Posso tomar cada momento de alegria e viver esses momentos, porque já vi o grande contraste da passagem da escuridão para a luz, e também do caminho contrário. Sou privilegiada por conseguir reconhecer que o som do riso é uma bênção, é música. Por perceber que as horas felizes passas com a minha família e meus amigos são tesouros extraordinários a serem guardados, porque esses momentos são como medicamentos, como bálsamos. São uma promessa de que vale a pena lutar pela vida, e essa promessa é o que me faz prosseguir quando a depressão distorce a realidade e tenta me convencer do contrário".
É realmente importante que as pessoas leiam e reflitam que não é fácil, exige esforço para conseguir superar a tristeza e o medo, só com amor e paciência que você conseguirá ajudar. É um livro bem diferente para se ler, Como a própria autora define: é um livro engraçado sobre coisas horríveis. No começo ela nos alerta sobre como será a história e que se você quiser continuar é por sua conta....
Então essa é a história de Jenny uma blogueira com altos transtornos mentais que decidiu ser ALUCINADAMENTE FELIZ SÓ DE RUIM!
Livro de Janeiro - Concluído!
-T
Páginas: 352
Idioma: português
Editora: Intrínseca





Nenhum comentário:
Postar um comentário