Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.
CALMA QUE ALÉM DE RESENHA TEM FOTINHA COM A PAM GONÇALVES!!!
A autora nos apresenta Alina, uma garota de 18 anos que sai de Laguna para cursar Engenharia da Computação em Pedra Azul, cidade universitária próxima de Florianópolis.
Alina fica super animada de ir para uma faculdade longe de casa, pois anseia tirar o esteriótipo de garota nerd. Deseja viver uma nova vida. Quando chega na república das Loucuras, o prédio de tijolinhos, faz logo amizade com Manu que estuda Comunicação, a Talita e o namorado Bernardo que estudam Administração, e o Gustavo, estudante de Medicina.
A forma como ela descreve cada personagem e a real diferença entre cada um foi algo que me surpreendeu, realmente foi bem diferente e espontâneo. Embora o enredo seja sobre essa nova fase, com festas, estudos, responsabilidades, namorado, paixonite, confiança e insegurança, achei meio bobinho, a não ser que seja dessa forma que as garotas pensem e só eu seja diferente. Algo que achei bem legal foi o nome da droga que rolava nas festas, SUSPIRO. Achei super criativo. Nessa vibe de vida nova ela precisa sair da sua zona de conforto e enfrentar diversos problemas principalmente o machismo relacionado ao curso dela, do qual de meninas na turma só tinham 4 contando com Alina. Então elas são sempre desafiadas a serem melhores que os meninos que ficam soltando piadas e as ofendendo de diversas formas.
Com isso vem sua primeira decepção como adulta e seu projeto (aplicativo) que ajudará milhares de meninas e que com ele precisa provar o quanto ela e as amigas são esforçadas e boas no que fazem e a faculdade é a oportunidade ideal para escolher quem você quer ser.
Fora isso existe uma página no facebook de fofocas que fala sobre as garotas que foram usadas em festas, isso realmente me deixou nervosa, com muita raiva, afinal isso existe sim e sempre sofremos com caras babacas.
Enfim, é um livro bem feminista:
"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem". Pam Gonçalves.
De qualquer forma é um livro legal, rápido e fácil de ler e com mensagens de textos que deixam o livro mais dinâmico, embora não tenha me empolgado com ele, podem ler que vocês irão gostar.
"Sua casa é onde está seu coração."
-T
Livro: Boa Noite
Autor (a): Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240




Nenhum comentário:
Postar um comentário